Cearense engajado na luta pela democracia nas comunicações

Eason Nascimento

Na noite desta sexta feira, dia 18, o Instituto Nordeste XXI, promoveu o Debate Mídia : Regulação e Democracia, que contou com as presenças ilustres de Altamiro Borges e Paulo Henrique Amorim.

O auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, ficou pequeno para um público estimado em mais de 1.000 pessoas, que ali se comprimiram para ouvirem os dois jornalistas. A maioria da platéia era formada de jovens estudantes.

Inicialmente Altamiro Borges fez uso da palavra para explicar sobre a criação e os objetivos do Centro de Estudos da  Mídia Alternativa Barão de Itararé, em homenagem ao irreverente jornalista gaúcho Apparício Torelli, considerado um dos criadores do jornalismo alternativo no país.

Segundo Altamiro,  O Centro procura se somar com outras entidades e movimentos sociais que lutam pela democratização da comunicação, visando conquistar maior pluralidade e diversidade informativa e cultural no país, tendo como principais objetivos : contribuir na ampliação da militância na luta pela democratização da comunicação, fortalecer os fóruns existentes e incentivar novos espaços de atuação, reforçar as mídias alternativas, comunitárias e públicas, investir na formação dos novos comunicadores e aprofundar os estudos sobre o papel da mídia na atualidade.

Ao citar a realização do I Encontro de Blogueiros independentes, ocorrido em São Paulo e relembrando que Serra batizou os blogs que a ele  fizeram e fazem  oposição, de blogs sujos, Altamiro gerou risos na platéia ao acrescentar que Maria Judith Brito, dirigente do grupo Folha de São Paulo e presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), foi indicada para receber o prêmio Corvo, “estranhamente” por ela rejeitado.

Paulo Henrique em seguida, prendeu a platéia com sua maneira habitual de se dirigir ao público,  recheando sua participação com informações contra a mídia nacional e em especial contra a Rede Globo de Televisão. Desde a sua criação pelo grupo Time Life, passando pelo período da ditadura e até os dias de hoje, PHA exemplificou os casos mais graves segundo ele de agressão à democracia pela emissora dos Marinhos.  Com um humor ferino e mostrando que conhece como poucos a história da imprensa no país, foi interrompido diversas vezes pelos aplausos e risos dos presentes. Provocou Francisco Bezerra o organizador do evento, já começando a cobrar dele, as “atribuições” que minutos antes, Altamiro atribuíra ao cearense, no sentido de organizar o Barão de Itararé no Ceará.

Foi uma noite importantíssima para a democracia. Todos saíram do auditório crentes que o marco regulatório é essencial para que se alcance a democratização das comunicações no país e que precisa ser implantado a curto prazo. Do interesse demonstrado por todos,  se comprovou que o cearense se encontra engajado nesta luta,  bem mais do que se previa. Que esta áurea se espalhe por todo o país. Viva a democracia. Viva o Brasil.

 

 

5 Responses to Cearense engajado na luta pela democracia nas comunicações

  1. clovis marcos disse:

    Como seria bom se houvesse, pelo menos nas capitais, encontros como esse. Pouparia tempo do ministro Bernardo. Em SP, caso não esteja enganado, já houve um no Sindicato dos Jornalistas. Parabens pela participação. Obrigado.

  2. Almir disse:

    Vamos derrubar a ditadura midiática, o império midiático hereditário, capitaneado pela dinastia dos Marinho. Ley de Medios já!

  3. Yarus disse:

    Parabéns Eason,

    precisamos de todos os Blogs sujos na luta contra os magnatas do PIG.

    É bom os “calunistas” pensarem um pouquinho mais antes de escreverem calúnias no automático.

    “Colunista Giba Um deve indenizar em R$ 100 mil filha do ex-presidente Lula, decide STJ”

    Ler mais:
    http://blogdadilma.blog.br/2011/02/colunista-giba-um-deve-indenizar-em-r-100-mil-filha-do-ex-presidente-lula-decide-stj.html

Deixe um comentário