Baião Cigano : Nonato Luiz e Adelson Viana


Por Eason Nascimento

Nonato Luiz é artista com nome sedimentado na galeria mundial dos grandes violonistas. Compositor,  arranjador criativo e estilista no domínio do violão, é sem dúvida, um dos nossos maiores músicos. Embora nos seus quase 35 anos de carreira, tenha se apresentado ao lado de famosos artistas da musica instrumental, se caracteriza  por encantar platéias com suas apresentações solo. Quando não está no palco dedica-se exclusivamente ao manuseio de seu inseparável instrumento, na eterna criação de obras de rara beleza. É um ícone do violão brasileiro.

Adelson Viana, maestro e exímio arranjador, tem perfil diferente. Seu tempo é dividido entre seu estúdio, onde compõe e produz um significativo acervo, por demais elogiado no meio musical, com apresentações que vão desde o acompanhamento de grandes nomes da nossa MPB, à arte de interpretar obras do cancioneiro popular nordestino, cantando e sendo bastante aplaudido.

A sintonia musical, que predomina entre os dois artistas, pavimenta o caminho por onde transitam violão e sanfona, irmanados pelas mãos habilidosas destes fantásticos instrumentistas, intensificando ainda mais a vitalidade da música instrumental brasileira.

No vídeo acima, ao executarem Baião Cigano, clássico de Nonato Luiz e música obrigatória nos concertos do mestre, a afinidade musical entre ambos se evidencia com clareza. O arranjo é de Nonato, com algumas variações de Adelson, mas o prazer é de quem tem o privilégio de ouvi-los. É música instrumental do mais alto nível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: