José Serra tinha razão

Do Blog Tijolaço por Fernando Brito

É duro admitir, mas a campanha de José Serra teve um momento brilhante. Foi quando, na CBN, ele soltou aquele famoso “que bobagem, Miriam”, para a colunista de economia de O Globo. De fato, a capacidade da moça de fazer afirmações sem pé nem cabeça é difícil de igualar. Hoje, com a divulgação dos índices de inflação, as bobagens que ela andou dizendo há poucos dias ficaram evidentes.

Escrevi, para o blog Projeto Nacional:

No dia 22 de setembro, a vidente Miriam Leitão proclamava no Bom Dia, Brasil:

“Com o dólar em alta e mais pressão sobre os preços, a inflação deve subir mais. O gráfico abaixo fala por si: a moeda americana subiu 17% em 14 dias; ontem, mais de 4%. Em julho, estava em R$ 1,50; e agora, em R$ 1,86.

Ontem, bancos e consultorias começaram a enviar para seus clientes uma revisão total das previsões de inflação. Acham que, se continuar nesse nível, a inflação realmente estoura a meta este ano e está comprometida para 2012.”

Várias vezes a gente tem alertado aqui que, em lugar de análise econômica, temos em boa parte dos comentaristas econômicos algo que mais bem seria traduzido como terrorismo inflacionário.

Hoje saíram dois índices, de instituições respeitáveis: o IGP -2º decêndio, da Fundação Getúlio Vargas, e o IPCA-15 do IBGE. Os dois saem no meio do mês, mas refletem a variação de preços num período de 30 dias. Portanto, começaram a ser apurados justamente na época em que a D. Miriam previa que a inflação deveria “subir mais”.

Montei um gráfico do IGP-M duplo: mês a mês e acumulado em 12 meses, para que se tenha uma ideia mais precisa do que ocorre.
Fica evidente que há uma dupla incorreção no que diz a D. Miriam.

A primeira é a de que a inflação já não subia, embora estivesse – e está – acima do desejável. Dizer que que ela subia é como dizer que sobe um elevador cujo visor vai mostrando sucessivamente: 11, 10, 9….

Continue lendo no Projeto Nacional. Se quiser assistir D. Miriam falando o que está citado, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: