Com Meirelles, Kassab tenta repetir Serra de 2008

Da Carta Capital por Fernando Vives

O prefeito paulistano tenta repetir com o ex-presidente do BC o que José Serra fez com ele em 2008. Foto: Olga Vlahou

Como prefeito da maior cidade do País, Gilberto Kassab é um ótimo articulador político e a cada dia surpreende mais nesta função. Após dar uma banana ao direitista DEM, partido que o projetou politicamente, e criar o “nem esquerda nem direita nem centro” PSD, a nova peripécia política kassabiana é a ida de Henrique Meirelles para seu partido.

Meirelles, que estava filiado ao PMDB, tem boas chances de ser candidato a prefeito de São Paulo em 2012. Kassab arriscou alto caso seja confirmada a intenção de ter o ex-pmdbista na prefeitura. Embora seja presidente da Associação Viva o Centro de São Paulo, o ex-banqueiro fez a própria carreira no estado de Goiás – ou seja, identificação quase nula com o eleitorado local. Presidiu o Banco Central no governo Lula, que, como se sabe, tem no estado de São Paulo forte resistência, sobretudo entre a classe média. Em seu favor, é muito lembrado como o fiador da estabilidade do governo Lula. Portanto, vender o peixe de Meirelles seria uma tarefa árdua, mesmo tendo nomes pouco empolgantes com quem disputar a vaga pelo PSD, como o vice-governador Afif Domingos (até agora, o favorito) e da vice-prefeita Alda Marco Antônio.

Kassab faz exatamente o que seu mentor e antecessor José Serra fez com ele: tirou um nome do bolso do colete para tentar chacoalhar a eleição local a seu favor. Foi assim que Kassab foi de vice-prefeito incógnito a alcaide do maior município do Brasil. Acontece que Serra já era um nome nacionalmente consolidado com forte apelo eleitoral na capital paulista. Vai ser difícil emplacar Henrique Meirelles como candidato a prefeito, mesmo com o pacotão publicitário kassabiano que deve pintar nos próximos meses, visando dar um gás na sua tão caída popularidade.

Em último caso, Meirelles no PSD ao menos engrossa a fama do prefeito da maior cidade do País que segue fazendo muito barulho, mas não necessariamente por seus feitos no cargo em que ocupa.

One Response to Com Meirelles, Kassab tenta repetir Serra de 2008

  1. […] mais: Com Meirelles, Kassab tenta repetir Serra de 2008 Esta entrada foi publicada em Política e marcada com a tag 2008,, kassab, meirelles, política, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: