Marcada! Audiência sobre censura da Folha no Congresso é dia 26 de outubro. A Folha vai?

Do Blog Desculpe a Nossa Falha

Foi decidido pelos deputados da Comissão de Legislação Participativa a data da Audiência Pública em Brasília para debater o caso #folhaXfalha. Vai ser dia 26 de outubro, 14h30, no Congresso Nacional. Pedida pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares da comissão, a audiência foi convocada para –nas palavras dos congressistas– debater o “silêncio da mídia no caso de censura imposta pelo Jornal Folha de São Paulo ao site Falha de S. Paulo”. Dia 26/10 cai numa quarta-feira, dia em que o Congresso está mais cheio de parlamentares e jornalistas.

Os deputados convidaram respresentantes dos dois lados. Da fAlha foram chamados os irmãos criadores do site, Lino e Mário Ito Bocchini, que já confirmaram presença. Do lado da Folha foram convidadas quatro pessoas: Otávio Frias Filho (dono do jornal), Sérgio Dávila (editor-execuitivo, o número 1 da redação), Vinicius Mota (secretário de redação) e Taís Gasparian (advogada que assina o processo que censurou o blog). Nenhum dos quatro confirmou presença até o momento. Por se tratar de uma audiência oficial do Congresso Nacional –proposta, debatida,votada e aprovada por uma comissão suprapartidária de deputados–, todos os convidados têm direito a passagem aérea. Basta aceitarem o convite.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) já convidou também, em nome da comissão (que tem parlamentares do PSOL ao DEM) a OAB, a FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas) e a CNJ (Comissão Nacional de Justiça). Como é pública, a audiência é aberta a todos. Daí vem o apelo público que fazemos a você, leitor amigo: se você conhece um deputado, assessor, morador de Brasília, jornalista ou membros de entidades que possam se interessar pelo caso, por favor perca uns poucos minutinhos e mande email, ligue para eles. Insista para que estejam no Congresso dia 26 de outubro às 14h30.

Conforme temos dito desde o começo e todos os apoiadores da fAlha compreenderam, não se trata de uma simples `pendência judicial´ sobre ´uso indevido de marca´, como a Folha afirma, tentando minimizar o caso. Trata-se de uma questão COLETIVA. O caso é inédito no Brasil. Nunca antes um jornal censurou um blog, ainda por cima cobrando dinheiro por ´danos morais´. Se a Folha vencer essa disputa judicial, abre-se um precedente, consolida-se uma jurisprudência terrível contra a liberdade de expressão no Brasil. O lado bom é que, em caso de derrota do jornal, a jurisprudência é oposta, a favor da liberdade de expressão de todos nós. Essa batalha é de todos nós, ajude você também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: