O tiro saiu pela culatra

por Eason nascimento (*)

 

A pálida e ineficiente campanha do governo pelo desarmamento enfrenta por si só, obstáculos que fatalmente a levarão ao fracasso. Atirar, seja por esporte, seja por necessidade de defesa, é uma atividade que cresce, no Brasil e no mundo. A utilização da arma de fogo, pelo cidadão comum, completamente despreparado, sem o mínimo treinamento, pode fazer com que o tiro saia pela culatra.

Desconheço dados oficiais, dando conta da eficiência da posse de arma nas mãos da população, como instrumento eficaz e necessário à garantir-lhes à sobrevivência. Quantos não já perderam a vida exatamente por estarem armados e se sentirem capazes de arcar com sua própria segurança?

Se o Estado, responsável direto pela segurança pública, não é eficaz, e não cumpre sua missão constitucional, não será a própria população que dará conta desta tarefa. Armas, de posse de bem- intencionados cidadãos, são na maioria das vezes, trampolim, para chegar em mãos criminosas. Mesmo assim, simplesmente recolher as armas de posse da população, sem acompanhar essa ação de um conjunto de medidas que passam por combate à corrupção, à impunidade, aos investimentos em educação, saúde, em geração de emprego e renda, além é claro, de uma política de segurança pública que aumente o enfrentamento do crime, dentre outras, é algo que se assemelha a enxugar gelo. Cabe-nos cobrar essas medidas de quem de direito e que para tanto foram eleitos, independentemente do nível em que estão, se municipal, estadual ou federal.

(*) Comentário publicado na revista CartaCapital edição 657, de 3 de agosto de 2011 e que trata da matéria Cidadãos se armam, publicada na edição anterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: