Por que sempre a Casa Civil?

por Eason Nascimento


Durante o governo Lula, a Casa Civil foi alvo de muitos ataques por parte da mídia. José Dirceu foi o primeiro ocupante do cargo e o primeiro a ser abatido, acusado de ser “o chefe dos mensaleiros”, o que provocou sua exoneração. Dirceu,  até hoje, a exemplo dos demais acusados não foi julgado pelo STF e afirma que sairá de lá absolvido por inexistência de provas.

Dilma Roussef também não passou incólume pelo cargo. Contra ela a mídia se voltou e deu bastante destaque, pautando a oposição no Congresso quando da demissão da Secretária da Receita Federal, Lina Vieira. Dilma “teria” feito um pedido para que a Receita agilizasse as investigações envolvendo Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, durante uma  reunião na casa civil. Não conseguindo comprovar nem a existência da “reunião”, a mídia não alcançou seu intento que era provocar a queda da ministra.

Erenice Guerra, que ocupou a pasta pela saída de Dilma para se candidatar à Presidência da República, foi acusada de tráfico de influência, envolvendo seu filho Israel Guerra, mediante  um suposto esquema de lobby entre empresas interessadas em firmar contratos com o governo. Erenice deixou o cargo sem causar grandes estragos na campanha de Dilma, como pretendiam, mídia e oposição.

Cabe aqui ressaltar, que não somos contrários ao trabalho de investigação nem a divulgação pela imprensa de desmandos por parte de qualquer ocupante de cargo público, independente de sua dimensão. Este é o papel que ela deve desempenhar. Não concordamos é que a mídia faça denúncias com motivações políticas e que elas sejam acompanhadas de julgamento sumário, com condenação prematura, sem que seja dado ao acusado, o direito de defesa. Afinal, estamos ou não em um regime democrático?

A Presidência da República mudou de comandante, mas a estratégia midiática é a mesma. Antonio Palocci, é a bola da vez e o crescimento do seu patrimônio pessoal é o alvo das insinuações que se acumulam e geram manchetes nos jornais, revistas e blogs.

Em face desta sequência de fatos e acusações, fica a preocupação e uma pergunta. A preocupação diz respeito à sinalização que a mídia faz ao governo Dilma para lembrá-lo que continuará dirigindo suas armas e seu exército de abnegados formadores de escândalos, na direção governamental e que pode usar e usará estes instrumentos para minar qualquer projeto de continuidade de mais um mandato petista. O caso Palocci, é o ponta pé inicial.

A pergunta é sobre a localização do alvo : por que sempre a Casa Civil? Coincidência? Ou por ser a pasta mais próxima do Presidente ou Presidenta, é a que pode causar desgastes mais significativos?

13 Responses to Por que sempre a Casa Civil?

  1. Cleudo Lima disse:

    Caro Eason, esse seu questionamento é muito interessante e até me surpreendo por não ter sido feito por outros blogs. Muito pertinente e tem sim, víés político. Também não sou desfavorável a que se investigue, mas se formos buscar os enriquecimentos de parlamentares e ministros, teremos que investigar a todos. Por que só o Pallocci e por que agora, que ocupa a Casa Civil? Estranho, muito estranho…

    • Eles estão sempre de olho na casa Civil. De preferência. É muita coincidência meu caro Cleudo.

    • luciano disse:

      Eason…a questão é muito simples: e só o Pallacci vir a público e explicar como conseguiu ficar 20 vezes mais rico em quatro anos….simples, seimples….

    • luciano disse:

      O ansioso blogueiro cruza no aeroporto com o grão-petista.
      Ansioso, o blogueiro pergunta:
      – Quando voces vão degolar o Palocci ?
      – Depende dela.
      – Se demorar muito, voces vão tomar um 15-M pela cara.
      – Eu sei, diz o grão-petista, desconsolado.
      – O Palocci vai ficar colado na testa de vocês como o mensalão, digo.
      – Mas, tem uma grande diferença entre o Palocci e o mensalão.
      – Qual ?
      – Os nomes que aparecem no mensalão não pegaram dinheiro pra eles. Olha só. O Silvinho pegou uma camionete que não enriquece ninguém. O Genoíno é um duro. O Delúbio, outro.
      – E o Zé Dirceu ?
      – O Ze Dirceu só começou a ganhar dinheiro fora do Governo.
      – E daí ?, pergunto ?
      – Ninguém levou dinheiro pra casa.
      – E daí ?, pergunto.
      – E daí, o quê ?, reage o grão-petista.
      Pano rápido.

    • luciano disse:

      O vice-líder do governo na Câmara, deputado petista José Guimarães (CE) defendeu nesta quinta-feira, 2, que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, dê explicações sobre o crescimento exponencial de seu patrimônio e suas atividades de consultoria.

  2. clovis marcos disse:

    Pois é. Sempre a Casa Civil e com julgamentos sumários. Se a presidenta demitir faz o jogo dos inquisitores. Se manter no cargo é conivente, proteje.
    Paulo Preto com um apartamento de 10 milhões pooode.
    Ex-ministros com consultoria e virar banqueiro pooooode. Ministro da Casa Civil do PT tem que ser de uma pobresa monastica declarada na receita e nos lugares obrigatorios. Ex-presidente não declara apartamento aqui e em Paris, candidato não declara casa onde mora, pooooode. Essa Casa Civil é o ninho da corrupção, vamos combate-la, mesmo que o enriquecimento tenha sido anterior a posse do ocupante do ninho.

  3. Neyla Oliveira disse:

    Parabés pela feliz matéria. Concordo em gênero, número e grau. Infelizmente, não repercute em outros blogs, mesmos os “sujinhos”. Estão todos caindo na conversa do PIG.
    Paulo Henrique Amorim é um deles. Os demais silenciam ante a mais este ataque do PIG.

  4. Emerson disse:

    Na verdade Paulo Henrique é inimigo antigo de Palocci e quando quer faz de tudo pra derrubar. Mas o adoro assim mesmo, sou admirador dele e fico pouco triste em ver atitude direta e clara de prejudicar.

  5. lia vinhas disse:

    Fernando Henrique e toda a sua corja podem cobrar horrores por qualquer servicinho ou palestra, quem é do PT tem que fazer de graça.Uns podem ter apartamento de 10 milhões ou verdadeiros castelos, outros têm menos direito a esses exageros. Já foi comprovado que foi com dinheiro público que comprou seu patrimônio? Para que existem as investigações? Mas se não fosse isso, seria outra a acusação, o negócio é derrubar e, de passagem, arranhar a imagem do governo. Quanto aos blogs como o do PHA, que frequento diariamente, não dá para aceitar esses desvios por questões claramente péssoais. Lembra a perseguição doentia do grande jornalista Mino Carta ao Battisti. Não dá para fazer o jogo da oposição e do PIG. Onde fica a coerencia?

  6. Meu caro Vinhas,

    Depois de vários dias, acompanhando o PHA explorando este assunto, também cheguei a mesma conclusão. O assunto é pessoal. Vou continuar com o PHA, mas discordando dele, e da ênfase dada, pois nesta hora os problemas pessoais, são menores que os interesses do país.

  7. […] os artigos com opiniões diversas, tratando do inferno astral que mais uma vez (veja aqui) se abate sobre a Casa Civil, atingida na pessoa do seu Ministro Chefe, Antonio Palocci. As […]

  8. […] Gleisi Hoffmann consiga afastar de vez, à Casa Civil, dos holofotes (veja aqui), se limitando à coordenar os programas de governo sob a batuta de cada ministério. Quanto à […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: