O martírio de William Waak

Eason Nascimento

Um princípio de insônia me levou a assistir nesta segunda-feira(4), parte do Jornal da Globo. Por conhecer o perfil do tele jornal e de seus apresentadores, dificilmente troco minhas horas de sono por este tipo de masoquismo causador de pesadelos.

A pauta vinha sendo apresentada sem maiores sobressaltos até William Waak anunciar  a próxima notícia, antes de ir para o intervalo : “Agência de risco Fitch melhorou a nota do Brasil”. Neste momento tomei um susto. A cara do apresentador foi algo digno de registro. Seu semblante se abateu, sua voz ficou embargada, sua tristeza ficou evidente.

Ao retornar do intervalo leu toda a matéria dando conta que desde 2008 o Brasil faz parte de um clube seleto de países considerados seguros para investir. Hoje subiu mais um degrau, afirmou o jornalista global sem disfarçar a decepção. E continuou “a  agência internacional de classificação de risco melhorou a nota – o Rating – do país, indicador que demonstra a  capacidade do país de honrar suas dívidas no prazo esperado, segundo palavras do diretor executivo da Fitch Brasil, Rafael Guedes”.

Para efetuar esta classificação, as agências levam em consideração vários indicadores de natureza econômica como PIB, inflação, investimentos, reservas internacionais, o endividamento e calculam o risco de o país não conseguir pagar seus credores.  Segundo a agência, o Brasil deve crescer entre 4% e 5% e deve manter a relação da dívida em patamares seguros, comparada ao PIB. A solidez da economia atrai investimentos externos e dólares e preocupa alguns analistas econômicos. O ministro da fazenda Guido Mantega afirmou :  é melhor ter problemas de excesso de dólares ao invés de ausência, como ocorria no passado.

A sensação de alívio na cara do apresentador surgiu quando passou para outro tema. Neste momento meu sono chegou e dormi tranqüilo, certo de ter testemunhado o martírio de William Waak. Valeu a pena.

3 Responses to O martírio de William Waak

  1. clovis marcos disse:

    O embargo da voz, a tristeza no semblante não era pela noticia. Era porque o embaixador dos EUA não lhe avisou. Sentimento de traido. É da vida, o traido é sempre o ultimo a saber.

  2. […] o Brasil a um patamar de confiança que o faz pertencer a um grupo seleto, onde é seguro investir (clique aqui). Enquanto isso, empresas estatais brasileiras irão investir em 2011, um total de R$ 107 bilhões, […]

  3. […] Notícia ruim para o governo, é notícia boa para Waak, que interpreta com maestria (clique aqui) o pensamento da […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: