Petrobras lança pedra fundamental para construção de refinaria no Ceará

O Povo OnLine

A Petrobras lança na manhã desta quarta-feira, 29, a pedra fundamental para a implantação da Refinaria Premium 2, que integra os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Ceará.

A solenidade contará com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador do Ceará, Cid Gomes, e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo.

Segundo nota divulgada pela Petrobras, a Universidade Federal do Ceará foi contratada para realizar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, já em andamento.

A Refinaria Premium 2 deverá produzir diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker (combustível de navio). A refinaria deverá operar a partir de 2017, com produção de 300 mil barris/dia.

Para a implantação do projeto, há previsão da geração de 90 mil postos de trabalho. O empreendimento deverá ser instalado no Complexo Industrial do Porto de Pecém, no município de Caucaia.

A Petrobras já assinou com a empresa americana UOP, fornecedora de tecnologia na área de refino de petróleo, contrato para elaboração dos projetos básicos e de pré-detalhamento das refinarias Premium 1 – a ser construída no Maranhão – e da Premium 2.

As duas unidades produzirão derivados para os mercados nacional e internacional. Na nota a empresa informa, ainda, que estão em estudo processos de refino iguais, “proporcionando uma redução de custos de projeto e de instalação, além de diminuir os prazos de execução dos projetos”.

Agência Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: