Prefiro os blogueiros. Prioritariamente, os “sujos”.

Eason Nascimento

Com o avanço da tecnologia e a facilidade com que se trafega na web, a notícia, o comentário ou a análise sobre qualquer fato, rapidamente chegam às mãos, aos ouvidos e aos olhos de pelo menos parte da população brasileira. Com o Programa Nacional de Banda Larga em fase de implantação, a curtíssimo prazo todos os brasileiros poderão utilizar-se esta importante ferramenta, como fonte de pesquisa, e de informação, com qualidade e velocidade, independente da sua condição social ou financeira.

A implementação do marco regulatório nas comunicações, resultado das reivindicações emanadas das Conferências,  Estadual e Nacional, dará um impulso gigantesco na democratização da informação no Brasil. Atualmente meia dúzia de afortunados entre as quais estão as famílias : Frias do grupo Folha de São Paulo, Mesquitas do Jornal Estado de São Paulo, Marinhos do complexo Globo, além dos Civitas do grupo Abril, onde se encontra a Revista Veja, formam um monopólio no setor, acarretando o que alguns apelidaram de “samba de uma nota só”. Estas organizações sempre tiveram um alinhamento com a direita no país com apoio explícito à ditadura, chegando a crescer à sombra do regime. Qualquer  movimento no sentido da quebra desta “reserva de mercado” é encarado como uma ameaça a “liberdade de imprensa”.

Durante a última disputa presidencial tornou-se mais evidente a partidarização da chamada grande imprensa brasileira, na defesa da candidatura de José Serra Serra e no ataque a candidatura Dilma Roussef, por entender que o tucano defendia os seus interesses, contrariados durante a gestão do governo Lula. Neste cenário, muitos jornalistas ou não, se rebelaram e atuaram fortemente com seus  blogs e nas redes sociais,  fazendo o contraponto diário nas notícias amplamente divulgadas pela velha mídia. Muito do que foi repercutido nos meios de comunicação pela campanha de Serra foi desmentido ou desmascarado através destes guerreiros digitais.

Ao reconhecer a importância deste trabalho, tanto na vitória de sua candidata, quanto na disseminação da verdade factual contra a mentira muitas vezes elaborada para beneficiar  Serra, o presidente Lula recebeu no Palácio uma representação de blogueiros, todos eles apelidados por José Serra de blogueiros sujos. Estiveram presentes e puderam perguntar o que nunca antes foi abordado, Eduardo Guimarães, Renato Rovai, José Augusto, Pierre Lucena, Altino Machado, Altamiro Borges, Leandro Fortes, Rodrigo Vianna, Sr Cloaca e Tulio Vianna.

Pela primeira vez na história, um presidente é entrevistado por um grupo não atrelado a uma das grandes empresas de comunicação, de dentro ou de fora do país. A velha e atrasada mídia ao divulgar este acontecimento, procurou desqualificá-lo. O presidente recebeu os blogueiros chapa-branca ou o presidente recebeu os amigos no palácio afirmaram Folha e o Globo. Para os Frias ou para os Marinhos, muitos dos que lá estiveram não são jornalistas qualificados, ou nem jornalistas o são, o que os descredenciam. Baseado no que pensa, como age e como repercute, Folha e O Globo, para me sentir bem informado, com raras exceções, não necessito buscar o que escrevem os “jornalistas” devidamente reconhecidos. Prefiro os blogueiros. Prioritariamente os “sujos”.

Fotografia acima, publicada no blog da Cidadania

3 Responses to Prefiro os blogueiros. Prioritariamente, os “sujos”.

  1. E ainda conseguiram emplacar o título “blogueiros sujos”. Impressionante, porém triste para eles. Quem sabe a partir de agora não seja uma idéia muito boa.

  2. Crystiana Yaz disse:

    Achei GENIAL o título de blogueiros sujos. A M E I .

    • Crystiana, foi com este titulo “sujos” que Serra rotulou os blogs que lhe fizeram e fazem oposição. Ficou fácil depreender que os que o apoiavam ou ainda apoiam, são “limpinhos”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: