Talento em dose dupla

Por Eason Nascimento

Segundo o compositor e poeta Dílson Pinheiro, quando Nonato toca nos enche de emoção e a gente se confunde de fato sem saber se o violão é Nonato ou se Nonato é o violão.

Internacionalmente conhecido com seus 35 álbuns na maioria de trabalhos autorais, Nonato Luiz, um mestre do violão se une neste projeto, a uma fera do acordeon e dos teclados, o talentosíssimo compositor, arranjador e produtor Adelson Viana já apresentado anteriormente neste blog.

Com este álbum intitulado Dobrado, os artistas conseguem unir com perfeição, o som das cordas do violão com os acordes da sanfona, trafegando do erudito ao popular num afinadíssimo diálogo entre os dois instrumentos.

Nonato revisita seus clássicos, como Baião Cigano e Choro acadêmico com novos arranjos com a maestria de sempre e sem abrir mão da criatividade.

Adelson, com o belo  xote Da cidade ao sertão  mostra suas influências familiares ligadas ao sertão nordestino e com Disfarçado, composição de ritmo mutável recheado com solos de improvisos da dupla, demonstra sua sensibilidade e enorme capacidade de sofisticação musical.   Os improvisos diga-se de passagem, são características encontradas em todo o disco.

Sonata ao luar, composta inicialmente para piano, adaptada por Nonato para o violão e Quinta sinfonia adaptada por Adelson, fazem parte de uma homenagem à Beethoven.

A composição Oração, de parceria dos dois artistas, com introdução inspirada em Astor Piazzola, o dobrado Subindo as nuvens, melodia que relembra as velhas bandas de música dos anos 30, o frevo Frevereiro composta por Nonato, o clássico Ave Maria, a bela Mucuripe em homenagem ao parceiro e amigo Raimundo Fagner e a lembrança de Luiz Gonzaga com o Vem Morena, comprovam que o álbum Dobrado, pode ser considerado sem exagero, uma obra de altíssimo nível dentro da música instrumental brasileira.

Nossos ouvidos agradecem. É talento em dose dupla.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: